Está aqui

Programa Viva Mais!

Promoção da qualidade de vida ativa da terceira idade

O progresso tecnológico dos últimos anos gerou um aumento da expectativa de vida de homens e mulheres. Em Portugal, autoridades prevêem, para as próximas décadas, um significativo aumento da proporção de pessoas com mais de 65 anos.

Diante dessa perspectiva torna-se imperioso investir, cada vez mais, na qualidade de vida na terceira idade. Esta iniciativa passa pela consciencialização da sociedade, no sentido de promover o respeito ao idoso, em harmonia intergeracional, mantendo-o no seio da sua família – “É preciso unir a experiência dos mais velhos à energia dadivosa dos mais jovens”, diz o Presidente Mundial da LBV.

Ampliando a nossa acção de apoio à Terceira Idade, para além do apoio alimentar domiciliário, que a Legião da Boa Vontade já oferece a idosos, numa acção concreta, nas instalações da Instituição, ou de Entidades parceiras, o PROGRAMA VIVA MAIS! visa o incentivo à auto-estima, por meio de acção de voluntariado dos utentes do Programa, consoante as suas capacidades físicas e cognitivas, mantendo-os actuantes nas várias vertentes das habilidades desenvolvidas pelas profissões que abraçaram ao longo da vida.

No âmbito de ORIENTAÇÃO EDUCATIVA, o objectivo é que o utente receba e transmita conhecimentos, de acordo com a sua bagagem cognitiva, em acções de prevenção e formação: na alfabetização de adultos; como Agentes Comunitários, na área de saúde; em visitas a famílias – no apoio domiciliário, a escolas e a outras Entidades – em CAMPANHAS DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – A CARIDADE COMPLETA, MATERIAL E ESPIRITUAL, na formação do Cidadão Ecuménico.

As ACTIVIDADES CULTURAIS são desenvolvidas pelo CENTRO DE CONVÍVIO, no Centro Social da Legião da Boa Vontade, em interacção com outros Programas da Instituição. 

 

Horário

Porto

- Segunda a sexta-feira - das 14h00 às 17h00.

Coimbra

- Segunda, terça e quinta-feira - das 14h00 às 17h00.

Lisboa

- Acompanhamento semanal aos utentes do programa (em domicilio ou no exterior em situações de consultas, compras e passeios)