Está aqui

Programa Sorriso Feliz

O programa Sorriso Feliz tem como objectivo desenvolver campanhas de informação, prevenção e tratamento de saúde, com especial enfoque para a saúde oral, junto das comunidades carenciadas. 

Através destas acções, a LBV pretende desmistificar a aversão ao dentista, orientar as crianças e os seus encarregados de educação. 

Assim, os corpos docentes, das escolas parceiras da Legião da Boa Vontade e membros da comunidade, envolvidos, são consciencializados para a importância da realização de uma correcta higiene oral, como prevenção mais eficaz de riscos de doenças bucais.

É neste contexto que a LBV desenvolve no Porto, Coimbra e Lisboa um Programa de formação de Agentes Comunitários de Saúde.

A Legião da Boa Vontade inaugurou, com o apoio da Fundação EDP, no dia 21 de Maio de 2009, pelas 11h00, na Praça da Batalha, no Porto, a Unidade Móvel de Saúde Oral da instituição que percorre escolas, instituições, associações.

A Unidade Móvel de Saúde Oral, veículo devidamente adaptado pela Legião da Boa Vontade, com todas as condições de um gabinete dentário, permite que Higienistas Orais e Dentistas, disponibilizem reforço ao rastreio e prevenção oral, ao universo de crianças atendidas gratuitamente pelo “Sorriso Feliz”. A Unidade Móvel de Saúde Oral, para o Grande Porto, teve o apoio, na compra e transformação, da Fundação edp, que possibilitou a melhoria técnica do Programa. 

Na oportunidade, foi também apresentada a nova Unidade Móvel de Saúde Oral para Lisboa, em substituição do antigo Autocarro da Saúde Oral, veículo que, durante quase 8 anos fez, de maneira pioneira, o rastreio oral a milhares de crianças e jovens na capital portuguesa.

O Programa Sorriso Feliz, da LBV, implementa hábitos de saúde oral saudáveis sendo realizado gratuitamente junto de escolas, instituições, creches e lares, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa.