Está aqui

Na LBV - sessão de esclarecimento sobre a higiene das mãos

Sessão informativa sobre “A higiene das mãos”, realizada pela voluntária da LBV, Adriana Ferreira, estudante do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Marco Semblano

A importância da lavagem das mãos, como e quando se deve fazer, foram temas abordados na sessão informativa sobre “A higiene das mãos”, dia 9 de março, realizada pela voluntária da LBV, Adriana Ferreira, estudante do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A ação esteve acessível aos utentes apoiados pelos Programas Socioeducativos da LBV que se mostraram recetivos à abordagem deste tema, conforme explica
Adriana Ferreira: “O que senti é que davam aquele conhecimento como já conhecido, já sabiam os passos, até tive um dos senhores que pedi para exemplificar uma lavagem das mãos e ele exemplificou muito bem. Senti que já sabiam muitas das coisas, mas que gostaram de ouvir, de relembrar, de ter aquele alarme que lhes dissesse ‘tenho que lavar, tenho que lavar’.” No final, o público recebeu um kit de higiene para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Marco Semblano

Adriana Ferreira é uma das estudantes que realiza voluntariado, no âmbito de uma cadeira que promove as relações humanas, acessível no seu curso, na qual os alunos podem escolher uma instituição, de uma lista que lhes é disponibilizada, para realizar ações voluntárias. No caso desta estudante, a escolha da LBV aconteceu porque: “o “Sorriso Feliz”, a parte dentária ligada às crianças é uma área que eu gosto. Então, pensei que podia juntar o útil ao agradável, ou seja, estar com crianças e aprender um bocadinho sobre a parte dos dentes e da higiene que não é a minha área, mas eu gostava de saber mais e foi por causa disso que eu escolhi a Legião da Boa Vontade.”

Ao falarmos sobre o objetivo desta cadeira, diz-nos que acha que: “surgiu com o objetivo de dar aos estudantes de medicina mais do que aquela parte teórica e o conhecimento de doenças, o porquê e a investigação. Penso que surgiu um bocadinho com esse intuito de dar aquela parte mais humana e de ver um bocadinho o que é que há pelo país.”

A Legião da Boa Vontade faz parte da lista de instituições que tem protocolos de cooperação com a FMUP no âmbito da unidade curricular (UC) de Formação Social e Humana, acolhendo assim estudantes desta faculdade.