Está aqui

LBV realizou o seu 18º Congresso Internacional de Educação

A Legião da Boa Vontade realizou, no dia 23 de novembro, o 18º Congresso Internacional de Educação, com o tema “Empatia como Ferramenta de Aprendizagem: Uma Visão Além do Intelecto”.

Francisco Dias

Porto/Portugal —  A palestra de abertura do evento ficou por conta do professor Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa; doutor em Literaturas de Expressão Portuguesa e em Agregação em Literatura Africana de Língua Portuguesa, ambas pela Universidade do Porto. Na oportunidade, ele abordou o tema Apreender para Aprender.

A palestra de abertura do evento ficou por conta do professor Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa; doutor em Literaturas de Expressão Portuguesa e em Agregação em Literatura Africana de Língua Portuguesa, ambas pela Universidade do Porto. Na oportunidade, ele abordou o tema Apreender para Aprender, enfatizando a importância de a educação acompanhar a evolução da sociedade para que a sala de aula contemporânea não esteja, no séc. XX, a receber os alunos como no séc. XIX.

Francisco Dias

Porto/Portugal — Com o tema "Ambiente Escolar, Convivência Empática e Colaborativa: Uma Visão Além do Intelecto", Maria Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela PUC-SP e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, compartilhou com todos as experiências e os bons resultados colhidos nas unidades escolares da LBV.

Maria Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela PUC-SP; supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecuménico, da LBV. Palestra: Ambiente Escolar, Convivência Empática e Colaborativa: Uma Visão Além do Intelecto, referindo-se ao sentimento e à emoção que cada ser humano tem e que faz diferença no desenvolvimento das suas capacidades; Danilo Parmegiani, mestre em Administração Pública pela University of New York, licenciado e bacharel em Letras pela Universidade de Brasília; representante da LBV na Organização das Nações Unidas e nos EUA. Palestra: Educação para a Cidadania Global rumo a um mundo sustentável, falou sobre a ação desenvolvida pela LBV na ONU, em parceria com outras instituições, promovendo a existência de uma sociedade global.

Francisco Dias

Porto/Portugal — Público acompanha o 18º Congresso Internacional de Educação, da LBV. 

O público ainda acompanhou a palestra do professor Luiz Renato Carreiro, doutor e mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP e docente no curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Mackenzie e coordenador do curso de pós-graduação stricto sensu em Distúrbios do Desenvolvimento. Palestra: Empatia e Educação inclusiva: compreensão integral do aluno e formação docente, desenvolvendo a relação do educador com crianças que têm necessidades especiais. O tema “Aprendizagem Permanente no Exercício da Cidadania” foi desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar da Instituição e Quintino Aires, doutor em Psicolinguística pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Psicologia Cognitiva, licenciado em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa; presidente do Instituto Quintino Aires. Palestra: Conhecer o Sentimento para Facilitar a Atitude, deu relevância à atenção que se tem de dar à relação com o outro para conseguirmos colocar-nos no seu lugar.