Está aqui

A Automedicação em palestra no Programa Um Passo em Frente da LBV

No mês de outubro, a entrega de cabazes a famílias em situação comprovadamente carenciada, na Legião da Boa Vontade, foi acompanhada, no dia 27, por uma sessão informativa sobre automedicação.

Fernando Silva
Palestra sobre automedicação na LBV

Mariana Cruz e Débora Leão, estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, licenciadas em Ciências Farmacêuticas, esclareceram as pessoas de como devem lidar com os medicamentos, alertando para os perigos da automedicação: “Quase tudo aquilo que nós tomamos pode ter interações e algumas são pouco conhecidas, mas são importantes. Por exemplo, há alguns chás que também têm grandes interações com outros medicamentos importantes, como medicamentos para o coração, para o sangue e acho que é importante as pessoas saberem disso para poderem evitar fazer asneiras.” esclarece Mariana Cruz.

Entre os vários assuntos abordados, Mariana e Débora falaram sobre a vacina da gripe, o uso de antibióticos pois, como afirmam: “Se for uma infeção causada por um vírus não há necessidade de tomar antibióticos, mas também há o outro lado da moeda que é não tomar o antibiótico até ao fim por começar a sentir-se melhor. Também é outro erro e causa perigos de saúde pública.”

Após a sessão educativa sobre automedicação, na qual as famílias receberam informação e retiraram dúvidas relativamente à automedicação, procedeu-se à entrega dos cabazes com alimentos, entre eles: açúcar, arroz, massa, batatas, leite, farinha, óleo, salsichas, bolachas, fruta, legumes.

Todos os meses são mais de duzentas as famílias que beneficiam do apoio da Legião da Boa Vontade com a entrega de cabaz alimentar completo ou com os chamados “frescos” semanais (frutas, legumes).

No Natal serão 800 as famílias beneficiadas pelo Natal Permanente da LBV – Solidariedade Sem Fronteiras que chega ao Porto, Lisboa, Coimbra e Braga. Você pode ajudar, entregando alimentos na LBV, sendo um voluntário da Instituição ou fazendo o seu donativo. Mais informações em https://www.lbv.pt/doar.