Está aqui

20º Congresso Internacional de Educação da LBV

Escola e Família: Como gerir a emoção na educação - Um olhar além do Intelecto

Partindo da premissa de que família e escola são elementos que se complementam na sociedade e favorecem a formação da personalidade de crianças e adolescentes, a Legião da Boa Vontade de Portugal, no mês de seu aniversário de 30 anos de atuação no país, promoveu, dia 6 de março, a 20ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV, na cidade do Porto.

Educadores e especialistas de Portugal, Brasil, Polónia e Irlanda compartilharam as suas experiências sobre como as instituições Escola e Família podem unir-se nos esforços de formação do cidadão global.

 

A abertura foi realizada pelo Superintendente Social da LBV, Antônio Paulo Espeleta. A representar o Presidente da Instituição, José de Paiva Netto, o seu filho Alziro Paiva.
A Dra. Orlanda Silva fez a sua intervenção - Educar com Cérebro e Coração - abordando o trabalho da Legião da Boa Vontade em Portugal.
Nas palestras da parte da manhã contamos com a presença de:

Dr. Manuel Nuno Alçada — Docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, falou sobre “A importância da empatia e do relacionamento humano na educação e na formação dos estudantes”.
Dr. Trevor O'Brien — Doutor em Educação, formador de professores de alunos com necessidades especiais, docente do Departamento de Psicologia Educacional, Educação Inclusiva e Especial, do Mary Immaculate College/Irlanda abordou o tema “Educação Especial: a experiência Irlandesa”.
Wayniere Valim — Master Coach, Empreendedora e Especialista em Inteligência Comportamental e Alta Performance de pessoas e organizações. Fundadora da Ways Up Soluções falou sobre “Inteligência Emocional: habilidade do educador do futuro”.
Maria Sueli Periotto — Doutora em Educação, supervisora da linha educacional da rede de escolas da LBV com "Emoção e Educação: uma visão além do intelecto”.
Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade aplica, em suas escolas e unidades de atenção socioeducacional a Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (dos 11 anos em diante) — linha educacional criada pelo dirigente da Instituição, José de Paiva Netto, e que tem obtido resultados impactantes na formação intelectual e no desenvolvimento integral do indivíduo, por meio da motivação que os estudantes recebem para lidar com as emoções.

Na tarde do dia 6 de março foram desenvolvidas oficinas práticas. Todos os participantes tiveram acesso a três oficinas:
“Brincadeiras infantis para reforçar os vínculos afetivos na família”, com Andressa Santos (pedagoga e psicomotricista) e Karen Reis (pedagoga e fonoaudióloga).
“Experiências para fortalecer vínculos: minha cultura, minha identidade — da infância à terceira idade”, com Dayane Novaes Bufeti (pedagoga).
“Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI)”, com Aline Braga Trevisan e Gisela Portilho (pedagogas).

A partilha de conhecimento entre todos gerou um ambiente emotivo de saudável aprendizagem.

Muitos foram os elogios ao 20º Congresso Internacional de Educação da LBV, entre eles o da Professora Graça Maia, da Escola da Senhora da Hora, em Matosinhos:

“Gostei muito.

Agradeço a oportunidade que me foi dada de participar num Congresso sobre temas tão pertinentes para a docência. Sou professora, pelo que todas as palestras fizeram sentido e foram verdadeiramente enriquecedoras para mim. (…)

Nas sessões da tarde, além do convívio saudável, do ambiente aberto e da simpatia das formadoras, foi muito proveitoso participar em experiências de aprendizagem interessantes e em parte inovadoras. 

Aproveito para felicitar a LBV pelo seu papel tão importante na educação no Brasil, principalmente nos meios mais carenciados, permitindo, assim, que todos tenham possibilidade de desenvolver as suas potencialidades, para se tornarem cidadãos corretos e ativos numa sociedade em constante mudança.

Bem hajam!”

A LBV agradece a presença da Dra. Ana Maria Magalhães, Diretora do Departamento Municipal de Desenvolvimento Educativo e Apoio à Infância, em representação do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira e da Dra. Raquel Santos, da Divisão de Educação, em representação do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Maia, Dr. António Domingos da Silva Tiago.