Está aqui

“Sorriso Feliz” promove bocas saudáveis há 17 anos

Pioneiro em Portugal,este Programa da LBV teve início em outubro de 2001

O "Sorriso Feliz" promove a realização de uma rotina diária de saúde oral junto das crianças nas escolas, infantários e associações.

Trabalha quatro valências: Unidades Móveis de saúde Oral, Escovários Sociais, Clínicas Solidárias e o PROASO – Programa de Agentes Comunitários de Saúde Oral, esta valência presta formação a voluntários da Instituição ou de associações parceiras, por meio de oficinas teórico-práticas, ministradas sob a supervisão técnica de médicos dentistas e higienistas orais, da equipa da LBV.
São mais de 200 parceiros sociais a beneficiar desta ação no Porto, Coimbra e Lisboa, entre eles, o ATL da Biquinha; Fundação Padre Luís (Vila Nova de Gaia); Jardim de Infância "O Mineiro" (Gondomar); Centro Comunitário "Espaço de Crescer" (Gondomar); Crevide – Moscavide; Externato Pré-Escolar MegaKids – Vialonga; Centro de Santa Clara de Assis – Bairro do Zambujal; Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura; Jardim de Infância Dra. Odete Isabel; Centro Social e Cultural Nossa Senhora dos Milagres; Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima; Escola Básica de 1.º Ciclo do Ingote.
A prevenção é como se diz “o melhor remédio” para evitar doenças orais como a cárie, entre outras que levaram a que muitos portugueses perdessem os dentes naturais como vemos pelos últimos dados do Barómetro da Saúde Oral (2017), da Ordem dos Médicos Dentistas informa que 68% dos portugueses têm falta de dentes naturais, 30% destes têm falta de seis ou mais dentes, influenciando a capacidade de mastigar e 57% que têm falta de dentes naturais não têm nada a substitui-los.
Sabemos que 97,8% dos portugueses diz ter bons hábitos de higiene oral relativamente à escovagem dos dentes, mas só 30,1% usa fio dentário e 54,3% completa a sua rotina de higiene oral com o uso de elixir. 27,1% dos portugueses não visitam o médico dentista ou só o fazem em caso de urgência.
Constatamos ainda que 60,6% dos menores de 6 anos nunca visitaram um médico dentista.
Estes dados confirmam a importância da realização de uma correta higiene oral desde o nascimento, propagada pelo Programa Sorriso Feliz (LBV).
Uma correta higiene oral previne o crescimento das bactérias evitando o aparecimento de doenças como a cárie, a gengivite cuja evolução dá lugar à periodontite e o mau hálito, entre outras patologias.