Portugal sediará a 30ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV
Evento em Lisboa destaca o papel das competências socioemocionais e a Educação Integral

No próximo dia 20 de novembro de 2025, das 8h30 às 16h30, a cidade de Lisboa, em Portugal, sediará a 30ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV, que abordará o tema “Educação Integral — Competências e Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”. A iniciativa, realizada pela Legião da Boa Vontade de Portugal, conta com o apoio da Universidade Lusófona — Centro Universitário Lisboa, que gentilmente cedeu o Auditório Agostinho da Silva para a realização do evento.
A programação contempla palestras e oficinas pedagógicas que visam contribuir na formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Serviço Social e demais interessados na construção de um ensino que una qualidade e equidade educacional a valores humanos e de Espiritualidade Ecuménica.

Na abertura do congresso, a dra. Elisabete Pinto da Costa, Pró-Reitora da Universidade Lusófona de Lisboa, saudará os congressistas, e na sequência acontece a palestra da dra. Suelí Periotto, doutora e mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), superintendente educacional e supervisora da linha pedagógica composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecuménico, criada pelo saudoso educador Paiva Netto (1941-2025). Esta proposta é aplicada na rede de ensino e nas unidades socioassistenciais e humanitárias da Legião da Boa Vontade no Brasil e também nas unidades da LBV da Argentina, da Bolivia, do Paraguai, do Uruguai, de Portugal e dos Estados Unidos. Suelí ministrará a palestra inaugural do evento, com o tema do congresso “Educação Integral — Competências e Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”.
A dra. Hélia Bracons apresentará a segunda palestra da manhã. Doutora em Serviço Social, ela é diretora do Curso de Licenciatura, coordenadora conjunta dos Estágios em Serviço Social e do Programa de Ação Tutorial, Mentoring e Orientação da Universidade Lusófona de Lisboa — integrado à Rede Portuguesa de Mentoria/Tutoria de Pares no Ensino Superior —, professora associada do Instituto de Serviço Social e subcoordenadora do CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes) da Universidade Lusófona — Centro Universitário de Lisboa. Sua apresentação traz reflexão sobre “Educar para a Diferença, Cuidar na Diversidade: Competências para a Interculturalidade”.
O congresso também contará com a conferencista dra. Maria Irene Tomé Louro, diretora do Agrupamento de Escolas José Afonso, em Loures, abordando “O Projeto Educativo enquanto instrumento promotor de uma Educação Transformadora”; e o ciclo de palestras se encerrará com o dr. Rogério Cândido, diretor pedagógico do Externato Grão Vasco, em Lisboa, licenciado em Ensino Básico com especialização em Ensino Especial, formação complementar em Filosofia para crianças e professor do 1º ciclo do Ensino Básico. O tema de sua palestra será “Educar com Afeto; Ousar a Troca; Valorizar a Diferença; Transformar Vidas”. Encerrando a parte da manhã, o professor Marcelo Rafael, Arte-educador, técnico em Psicodrama e diretor do Colégio Moriah, na cidade de Guarulhos/SP, Brasil, brindará os presentes com uma Vivência Arteterapêutica.
Já no período da tarde, serão realizadas as seguintes oficinas pedagógicas:
—“O caminhar envolvendo a Metodologia Fónica Emocional e a Neurociência”, com as profissionais da Rede de Ensino Jardins, de Aracaju/SE, Brasil: Maria Venizia Gonzaga, pedagoga, mestra em Ciência da Educação (Universidad San Lorenzo) e gestora da Rede Jardins; e Lourdes Rhavenalla, pedagoga com especialização em Educação Especial e Psicomotocidade (Faculdade EducaMais), psicóloga e psicoterapeuta.
—“Desafio e Diversão: a gamificação como estratégia educativa”, com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito/SP, Brasil: Lucas Rafael de Barros, secretário municipal de Educação e integrante da Diretoria-Executiva da UNDIME SP; e Fagner Augusto dos Santos Amancio, professor de Educação Física, formador e orientador de Projetos Educacionais.
A Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal) está localizada em Campo Grande, 376.
As inscrições são gratuitas em http://forms.office.com/r/ckaha72zrc