Está aqui

Nos 21 anos do “Sorriso Feliz” saúde oral e ambiente em destaque

Programa Sorriso Feliz

Paula Mesquita

O Programa Sorriso Feliz assinala 21 anos a 27 de outubro. Para comemorar a data, a Legião da Boa Vontade realiza atividades em parceiros das cidades de Coimbra, Lisboa e Porto. Em parceria com a Clínica Médis e a Fundação Ageas entrega a cada criança atendida uma escova de dentes de bambu, amiga do ambiente, autossustentável e biodegradável!  

Dia 19, o Jardim Belo Horizonte recebe a equipa da LBV, pelas 10h00, estando prevista a presença de 42 crianças (Porto); dias 25 e 27 de outubro, num total de 43 crianças participantes, do Jardim de Infância Dra. Odete Isabel (Coimbra): dia 27 de outubro, pelas 10h00, atividade no Jardim de Infância São Gerardo, num total de 50 a 60 crianças (Lisboa).   

Lucas Silva

O Programa Sorriso Feliz leva o conhecimento de como fazer e manter uma correta higiene oral através de atividades junto das crianças, famílias e comunidade. Existe a colaboração de profissionais de saúde oral, na qual há a avaliação do estado da cavidade oral das crianças e nos casos que evidenciam uma necessidade de tratamento é feito o encaminhamento para as Clínicas Solidárias, que têm parceria com este programa da LBV, existindo o atendimento gratuito da criança nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. 

LBV Porto

Avaliação da saúde oral das crianças na UMSO da LBV

A complementar esta ação da LBV, há as Unidades Móveis de Saúde Oral, veículos devidamente adaptados pela Legião da Boa Vontade, equipadas com gabinete dentário, que permite que Higienistas Orais e Dentistas realizem os procedimentos preventivos e desmistifiquem a imagem do Dentista junto do universo de crianças atendidas gratuitamente pelo “Sorriso Feliz”, de associações, escolas, jardins de infância.  

Os dados referidos no barómetro de Saúde Oral, realizado pela consultora QSP para a OMD, divulgado no final de 2021, evidenciam a importância dos cuidados de saúde oral desde bebé, que é o que o Programa Sorriso Feliz faz desde 2001, promovendo a cultura da adoção de rotina diária de saúde oral.