Está aqui

32 anos do Programa Ronda da Caridade da LBV

Programa Ronda da Caridade

Eduarda Pereira

O Programa Ronda da Caridade da LBV completa 32 anos de ação em Portugal a 3 de setembro.
A data será assinalada a partir de 29 de agosto, nesta noite, este programa tem uma ementa especial, massa com frango e alguns “miminhos” para as pessoas que forem atendidas durante o itinerário pelas ruas da cidade do Porto. A partir das 22h00, os voluntários saem da sede da LBV, à Rua Rodolfo de Araújo, 120. No dia 3 de setembro, dia de aniversário, uma atenção especial na entrega do lanche matinal, entre as 09h30 e as 10h30 nas instalações da LBV das cidades do Porto e Lisboa.
Na capital, a data é também assinalada durante o Programa Ronda da Caridade noturno de 5 de setembro que assinala também uma parceria com a Trivalor, que há 10 anos mantém uma colaboração ativa com a LBV. Nesta noite, a Trivalor colabora com o conteúdo oferecido durante o percurso desta ação da LBV, pelas ruas de Lisboa e a LBV prepara prendas a serem entregues na comemoração dos 32 anos do Programa Ronda da Caridade.
Foi na cidade do Porto que, a 3 de setembro de 1993, os voluntários do "colete amarelo", como são conhecidos, iniciaram a ação de percorrer as ruas da cidade, durante a noite, com o objetivo de levar conforto emocional, material e alimentar a quem, seja por que razão for, esteja a dormir na rua.

LBV Lisboa


Segundo o Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo para o ano de 2023, da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), no final de 2023 existiam mais de 13.000 pessoas nesta situação em Portugal.
Estes são alguns dos motivos que levam a esta situação: inexistência de retaguarda familiar, desavenças familiares, vícios, desemprego, pobreza, incapacidade de pagamento de um local para habitação. Sendo esta última uma realidade que tem aumentado também para famílias que se encontram com dificuldades socioeconómicas.
A ação do Programa Ronda da Caridade mantém-se com as caraterísticas iniciais e sempre disponível para encaminhar e orientar quem procura sair da situação de sem-abrigo, orientação que pode ser obtida através do Técnico de Serviço Social da instituição.